Entre outros livros a serem divulgados em breve, teremos no II Colóquio da ALED-Brasil o lançamento dos seguintes volumes:
Análise do discurso hoje v.2
Glaucia Muniz Proença Lara, Ida Lucia machado e Wander Emediato (orgs.)
ISBN 978-85-209-2152-4
320 p.
13,8 x 21cm
"Os quatorze artigos que formam este segundo volume contemplam a reflexão teórica e metodológica, seja a reflexão aplicada a um objeto, seja ainda a articulação entre uma e outra — e buscam responder as perguntas norteadoras, quais sejam: 1) Quais são as especificidades de cada abordagem? Que interfaces possui com outras correntes e/ou disciplinas? Que objetos privilegia em suas pesquisas? 2) Que categorias, nas várias abordagens, têm-se mostrado mais produtivas na análise de discursos de diferentes gêneros, em domínios diversos? 3) Quais são as tendências mais recentes observadas em cada disciplina e quais são os ganhos (ou eventuais perdas) dessas "novas" tendências em relação às tendências anteriores?Com a coletânea de artigos apresentada neste segundo volume, esperamos ter complementado, de alguma forma, o volume anterior, dando ao leitor uma visão geral de algumas (outras) maneiras de se fazer "análise do discurso" hoje, nas universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior."
Práticas discursivas: crenças, estratégias e estilos
Vânia Maria Lescano Guerra (org.)
ISBN 978-85-99803-45-5
215 p.
13,8 x 21cm
"Os doze trabalhos que formam este livro apresentam reflexões sobre a relação entre as diferentes práticas discursivas e a realidade atual, por meio de um procedimento dialético, à luz da Análise do Discurso francesa e da Semântica Argumentativa. Crenças é o tópico que predomina neste livro, incluindo o que pensam os professores quando entram na sala de aula e o que pensam sobre o que deve ser ensinado. Estratégias e estilos são estudados a partir da diversidade dos discursos (o midiático, o político, o literário e o empresarial), e surgem como produtores de sentidos, levando-nos a ter consciência de que não somos "meros seres manipuláveis" pelos discursos, mas que estes têm muito poder (ou muitas estratégias e estilos) para nos influenciar no pensamento, nas ações, em nosso comportamento."
Prática Pedagógica Emancipatória: O Professor Reflexivo em Processo de Mudança. Um Exercício em Análise Crítica do Discurso
Solange M. B. I. Papa
ISBN 985-85-99803-29-5
215 p.
13,8 x 21cm
O livro tem como objetivo divulgar os resultados de uma pesquisa sobre a Formação Crítica do Educador de Línguas. Fundamenta-se na teoria crítica, com ênfase na filosofia bhaskariana sobre auto-emancipação e transformação social. Fundamenta-se, ainda, nas teorias acerca da Formação do Educador Reflexivo, Análise Crítica do Discurso e Gramática Sistêmico Funcional. Busco revelar as práticas discursivas de uma educadora reflexiva, conhecer quem é ela, o que pensa, quais as suas crenças, valores e identidade, bem como apresentar algumas implicações da prática educativa reflexiva para o processo de formação do educador de línguas.
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Valeu a pena a leitura do livro! Serve para leitores, desde iniciantes, pois possibilita uma leitura clara e didática dos conceitos gerais da ACD e da LSF numa perspectiva teórico-filosófica; até aos mais experientes, ja que possibilita a aplicação dos conceitos já internalizados. Silvia Adélia Guimarães
Postar um comentário